Exportação

Você sabe quais são os 4 maiores portos no Brasil?

março 18, 2019
Tempo de leitura 3 min

A atividade portuária tem um papel imprescindível para a economia mundial, já que ela é a principal porta de entrada e saída de mercadorias da maioria dos países. Dessa forma, conhecer da dinâmica de funcionamento e quais são os maiores portos do Brasil é uma base importante para os negócios que buscam ganhar competitividade e parcerias mais lucrativas.

Então, para ajudá-lo a fortalecer as estratégias comerciais da sua empresa, elaboramos um post com os 4 dos maiores portos nacionais. Confira!

1. Santos

Localizado no Estado de São Paulo, o Porto de Santos é o maior e mais movimentado porto do Brasil. Sua rotina abrange os mais variados setores da economia, como:

  • indústria alimentícia e de bebidas;
  • indústria química;
  • metalurgia;
  • indústria mecânica;
  • materiais de transporte;
  • agroindústria;
  • madeira.

Isso faz do Porto de Santos o de maior diversidade tanto nas importações como nas exportações. As operações desse terminal abrangem 16 Estados Brasileiros e o Distrito Federal. Ele é responsável por um quarto de todas as trocas comerciais do País. A Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) estima que nos próximos 10 anos a movimentação do terminal deve duplicar, passando de 104 milhões de toneladas para 230 milhões.

2. Paranaguá

Outro terminal de grande porte no território brasileiro é o Porto de Paranaguá, localizado no Estado do Paraná (PR). A movimentação do Porto de Paranaguá engloba uma área de influência dos seguintes Estados da federação: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.

Entre as transações comerciais desse terminal, as atividades econômicas que merecem destaque são:

  • agroindústria e madeira;
  • material de transporte;
  • alimentos e bebidas;
  • indústria química;
  • indústria mecânica.

No Porto de Paranaguá, as mercadorias exportadas têm uma relevância muito maior do que os produtos que são trazidos para o mercado interno, e são itens de origem bem diversificada: desde alimentos como carne e frango até veículos para transporte de passageiros.

3. Rio Grande

Um dos maiores portos do Brasil, o Porto de Rio Grande (RS) é uma peça fundamental para a produção de grãos e indústria têxtil. Além de ser o quarto maior terminal do País, o Porto de Rio Grande se destaca pela preocupação com o meio ambiente — foi o primeiro porto brasileiro a obter licença de operação.

Sua responsabilidade ambiental é executada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande, devido ao alto grau de conhecimento sobre as peculiaridades da região.

O Porto de Rio Grande tem capacidade para receber navios com mais de 220 m de comprimento e conta com uma gestão focada no aprimoramento das suas atividades logísticas, no intuito de garantir o máximo de eficiência no acesso e distribuição das cargas.

4. Itaqui

Os produtos de maior relevância no porto de Itaqui (MA) são: celulose, soja, milho e farelo. Graças à profundidade dos berços e canal de acesso, o terminal permite o carregamento dos navios em sua capacidade plena.

O Porto de Itaqui tem uma movimentação de 8,94 milhões de toneladas, recentemente batendo o recorde de 5 milhões de toneladas apenas de soja.

Inteirar-se dos maiores portos do Brasil é uma preparação que facilita bastante o acompanhamento das cargas marítimas da sua empresa, à medida que agiliza o planejamento das estratégias mais assertivas, a preparação logística e burocrática, enfim, ajuda a integrar esse tipo de transporte de maneira eficiente, de forma a suprir as necessidades do negócio.

Gostou do artigo? Agora que você já conhece 4 dos principais portos do País, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de outros temas importantes como este.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário