Frete

4 vantagens de investir no transporte de cabotagem!

fevereiro 12, 2020
Tempo de leitura 4 min

Você sabe como funciona o transporte de cabotagem e por que aderir a essa alternativa pode ser tão vantajoso? O transporte de mercadorias exige cuidados, sobretudo para cargas que se movimentam por longos períodos até chegar ao destino.

Considerando a extensão da costa brasileira e, em muitos casos, a necessidade de realizar o transporte entre os portos, vale a pena levar em conta esse tipo de modal para otimizar o processo logístico em solo nacional.

Neste post, trazemos informações sobre o transporte de cabotagem e explicamos como ele funciona na prática, além de elencar 4 vantagens de contratar o serviço, evidenciando, inclusive, a importância de contar com o auxílio de uma empresa especializada. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e como funciona o transporte de cabotagem?

A cabotagem é, basicamente, o transporte por navegação entre as costas dos portos de um mesmo país, mais comumente realizada por via marítima, podendo também recorrer a rios e lagos para completar um percurso.

Nesse tipo de modal, a carga percorre toda a costa a bordo do navio, em um ritmo cadenciado, livre dos engarrafamentos tão característicos do transporte rodoviário — o “trânsito” livre, mesmo lento, é uma boa razão para se aderir a esse transporte.

Importante: O navio que faz a rota pela costa brasileira por cabotagem não é o mesmo vindo do pais de origem — navio sai do pais de origem, atraca no 1° porto Brasileiro, onde acontece a cabotagem para um novo navio que opera somente no Brasil.

Quais são as vantagens desse tipo de transporte?

Surgindo como uma possibilidade viável e promissora no mercado, o transporte de cabotagem pode ser um diferencial para o seu negócio. Por isso, trazemos agora 4 vantagens para você analisar antes de definir a sua logística para o deslocamento de produtos. Confira!

1. Alta capacidade

Se a sua empresa tem um volume grande de mercadorias, a cabotagem será capaz de comportar toda a carga em contêineres e realizar o transporte em um mesmo navio. Nesse caso, na carga terrestre, seria necessário dispor de diversos veículos seguindo para um mesmo destino.

2. Segurança da carga

A segurança é um diferencial do transporte de cabotagem — dificilmente ouviremos nos noticiários que um navio cargueiro foi assaltado em alto-mar com subtração da mercadoria.

3. Menor custo com frete

O frete rodoviário é bem maior do que o frete para transporte de cabotagem. Essa diferença gira em torno de 25 a 30% — uma economia expressiva se você analisar a capacidade de carga e as distâncias mais longas, a partir de 1.000 km.

Com a redução, é provável que os preços dos produtos também sejam reduzidos, o que favorece os clientes e potencializa as vendas da sua empresa, aumentando a lucratividade e ampliando a vantagem competitiva.

Um bom planejamento logístico permite aproveitar bem os benefícios dessa alternativa, mesmo que o desembaraço seja permeado pela burocracia, tornando um pouco mais longo o processo de liberação da carga.

4. Consumo energético inferior

O modal marítimo consome menos combustível, ocasionando maior eficiência energética para movimentar a carga de um porto a outro.

Por que é tão importante contar com o auxílio de uma empresa especializada?

A logística de transportes, independentemente do modal utilizado, exige um conhecimento aprofundado do processo burocrático para evitar transtorno e retenção da carga por descumprimento de uma norma estabelecida.

Somente quem atua direta e continuamente na área conhece bem as particularidades desse ramo, por isso, contar com a expertise de uma empresa vai otimizar o tempo e ajudar você a tomar a melhor decisão quanto ao transporte ideal de cargas para o seu negócio.

Uma empresa especializada conhecerá sobre a frequência de escalas dos navios, ajudará na cotação e no cálculo do frete, fará a reserva de espaço do contêiner no navio e preparará a documentação correta para o transporte — tudo isso com a competência de quem entende bem do assunto.

Há diversos tipos de clientes e, para negociações sem prazos apertados ou urgência de entrega, o transporte de cabotagem se mostra muito eficiente, econômico e viável — uma excelente oportunidade de garantir uma entrega segura e sem intercorrências!

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, compartilhe este post nas suas redes sociais e permita que mais pessoas conheçam o transporte de cabotagem, como ele funciona em território brasileiro e quais são as vantagens do serviço!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário