Importação

Entenda por que contar com um coaching no desembaraço aduaneiro!

maio 14, 2019
Tempo de leitura 5 min

O processo de importação e exportação de mercadorias é uma etapa decisiva para uma boa parte dos empreendimentos brasileiros e é composto de transações que exigem muito cuidado por parte dos gestores. Além de negociar com fornecedores e parceiros, é preciso lidar com regras melindrosas do desembaraço aduaneiro e com um custo operacional envolvendo diferentes impostos. Diante disso, um serviço especializado vem ganhando destaque: o coaching aduaneiro.

Então, para ajudá-lo a entender, de uma vez por todas, o que ele significa, como é o seu funcionamento e quais os benefícios que podem ser trazidos para a rotina da sua empresa, elaboramos um post recheado de informações. Confira!

O que é o desembaraço aduaneiro?

Dentro das atividades de comércio exterior, as mercadorias são enviadas de um lugar para outro por vias aéreas, marítimas ou ferroviárias e, para cumprirem seu objetivo, obedecem a um procedimento de controle — elas não podem simplesmente cruzar as fronteiras sem que seja feito o devido procedimento legal junto à fiscalização.

No Brasil, esse mecanismo de controle de todas as operações de entrada e saída de produtos é chamado de desembaraço aduaneiro. Cada item imaginável, do computador ao papel, é codificado e deve passar por uma vistoria antes de ser liberado ao seu destinatário.

Como funciona esse processo?

A importação e a exportação envolvem uma série de procedimentos técnicos, feitos por diversos sistemas em conjunto com os órgãos anuentes públicos — estaduais e federais —, para que mercadorias possam ser legalizadas e ter autorização para retirada.

Nesse contexto, são cobrados um total de 6 impostos, tanto estaduais quanto federais, e a Receita Federal faz uma fiscalização na mercadoria de modo físico, documental ou ambos.

Quando os produtos adquiridos chegam à alfândega, eles permanecem em uma lista de espera, para fins de averiguação de possíveis falhas ou omissões. Caso nenhum problema seja identificado, inicia-se o processo de desembaraço.

Após essa vistoria e o respectivo cadastro do desembaraço aduaneiro, é emitido um comprovante de importação, atestando que não houve nenhuma irregularidade com a mercadoria. Então, a Receita autoriza o importador a retirar sua carga do recinto alfandegário, que são as fronteiras — aeroportos, portos ou fronteiras propriamente ditas.

A título de exemplo, no mundo inteiro, o telefone está presente no capítulo 8518. Esse é um código que dá toda uma tratativa administrativa ao produto e, por meio dele, é possível descobrir:

  • quanto de imposto vai incidir sobre o telefone;
  • quais processos técnicos são necessários;
  • quais são as anuências;
  • quais são os órgãos do governo que respondem por isso.

Se você quiser importar o telefone, por exemplo, é a Anatel que precisa dar o aval. Ela é responsável por analisar o produto do ponto de vista sistêmico. Ou seja, existem vários procedimentos, e esse último citado é chamado de licença de importação.

Cada tipo de mercadoria vai ser regulada por um órgão específico. Assim: a Anatel tem que dar uma licença; a Petrobras precisar dar licença para importação de óleo e derivados de petróleo; se o Inmetro, que interfere no símbolo de produtos, como eletrodomésticos, ferramentas, brinquedos, entre outros, não der uma certificação, o importador não pode importar etc., e a Receita Federal não libera a carga.

Por que é importante contar com um coaching de desembaraço aduaneiro?

O desembaraço aduaneiro é um processo bem longo, com muitas burocracias e, por isso, o trabalho de um coaching tem se mostrado uma importante estratégia para facilitar a atuação dos importadores e exportadores.

A técnica é desenvolvida com base em uma série de perguntas, sobretudo, com o intuito de entender do que exatamente o cliente precisa e, em vista disso, encontrar a melhor forma de atendê-lo, qual é o seu modo de tratar e como ele deseja receber as informações.

Nesse sentido, as empresas são como pessoas, e os procedimentos são diferentes para cada uma. Então, o coaching aduaneiro é capaz de oferecer um suporte mais do que personalizado — ele é refinado, fruto de toda uma análise prévia, que evita que o cliente caia nos principais erros e falhas padrões que muitas pessoas cometem.

Portanto, o coaching ajuda a simplificar todo o processo de desembaraço aduaneiro, que é bem complexo. Dessa maneira, contar com a expertise de profissionais especializados favorece o alcance do objetivo principal, que é otimizar os custos e potencializar os lucros do cliente.

Quais as vantagens de contratar um coaching de desembaraço aduaneiro nas importações e exportações?

A primeira vantagem de se investir na contratação de um coaching de desembaraço aduaneiro é o ganho de tempo, e isso vai refletir positivamente em diversos outros aspectos para a empresa.

Como ocorre uma antecipação de alguns passos do processo administrativo, isto é, determinadas etapas são resolvidas previamente, o gestor tem mais disponibilidade para fazer uma estratégia em curto prazo e executar as tarefas com uma eficiência melhor, para que mais benefícios sejam trazidos.

Enquanto a empresa está na fase do processo do maquinário, da matéria-prima, lá na origem, o coaching já está pensando na fase final — em como vai chegar, como vai sair, qual é o operador portuário, qual é a melhor logística, a melhor forma de reduzir imposto etc.

Outro ponto forte do serviço é a personalização no atendimento. Cada importador e exportador tem uma necessidade de receber follow-up:

  • alguns querem receber via fax;
  • alguns preferem receber via WhatsApp;
  • alguns desejam ter acesso pelo aplicativo no smartphone.

Enfim, cada cliente tem uma demanda, e o coaching, a partir da sua análise minuciosa, aponta para os caminhos de melhor custo-benefício, focando na agilidade e no aproveitamento máximo dos recursos.

Embora o desembaraço aduaneiro seja complexo, o coaching consegue atender a todas essas burocracias e descomplicar o processo, trazendo vantagem competitiva para o empreendimento. O coaching aduaneiro é um serviço exclusivo da JM Aduaneira, fruto da análise individual das necessidades dos seus clientes e do desenvolvimento de um fluxograma e de uma plataforma totalmente moldáveis aos diferentes perfis.

Gostou do artigo? Viu como contar com o auxílio dos profissionais certos pode fortalecer a atuação do seu negócio no mercado? Aproveite para entrar em contato com um de nossos consultores e conheça mais detalhes das soluções disponíveis.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário