Exportação

Como fazer a prospecção de mercado e alcançar clientes no exterior?

abril 22, 2019
Tempo de leitura 3 min

Conseguir um número maior de clientes no exterior é o objetivo de qualquer empresa que trabalha no ramo de logística internacional. A prospecção de mercado em outros países, ao contrário do que muitos imaginam, não é tão complicada — basta que sejam empregadas as táticas corretas.

Planejamento e orientação são fundamentais nesse momento. Eles levarão sua empresa a um direcionamento de mercado eficiente, e a captação de consumidores no mercado internacional se desenvolverá cada vez mais.

Ficou interessado em conhecer as estratégias que devem ser empregadas para garantir clientes no exterior? Então, continue a leitura porque este post é para você!

Faça uma pesquisa de mercado

Conhecer o mercado em que se vai investir é extremamente pertinente na hora de captar clientes. Todo gestor deve saber sua forma de atuação e quais são as preferências daquele grupo de consumidores.

Todo esse conhecimento prévio só se faz possível com uma pesquisa de mercado. Nela, o empresário se valerá de informações vitais para sua atuação, que servirão de base para seu negócio e serão usadas para atingir o público-alvo.

Conheça seus concorrentes

Outra medida essencial a ser tomada para atingir mercados consumidores estrangeiros é conhecer de que modo atua sua potencial concorrência. Conhecer táticas, estratégias e produtos utilizados por empresas rivais no segmento permite uma atuação diferenciada.

Os consumidores não vão ser atraídos por um modelo que seja “mais do mesmo”. Por isso, conheça seus concorrentes e diferencie seu produto. Ofereça preço, qualidade e condições diferenciadas. Desse modo, a prospecção de clientes no exterior será bem mais fácil.

Utilize a internet

Nos dias atuais, com as ferramentas que a modernidade nos oferece, não precisamos ir a outros países para atrair os consumidores daqueles locais. Por meio da rede mundial de computadores, esses clientes podem ser alcançados e se interessarem pelos seus produtos.

Saiba usar a internet de forma benéfica. Tente adequar seu sítio eletrônico a outras línguas, verifique como podem ser feitas entregas no exterior, tenha conhecimento de táticas para câmbio de moedas etc. Faça seu produto ser desejado e dê condições para que os fregueses o adquiram, mesmo no exterior.

Traduza campanhas de marketing

O marketing é fundamental para qualquer empresa, seja qual for o seu segmento. É com ele que as pessoas têm acesso aos seus produtos e se interessam por alguma oferta.

Quando a intenção é a prospecção de mercado no exterior, deve-se ter consciência de que clientes que falam outras línguas devem ser atraídos. Por isso, a única alternativa é traduzir estratégias de marketing. Deve haver um investimento na propaganda em diferentes idiomas.

No começo, o que pode parecer um custo se transformará em uma ousada estratégia que tende a ser muito lucrativa.

Portanto, podemos perceber que a prospecção de mercado para atrair clientes no exterior é algo que pode dar muito certo e, caso sejam usadas estratégias corretas, mostra-se uma prática rentável. Analise bem cada situação e não invista sem estudar o mercado. Dessa forma, você garante o sucesso da empreitada e potencializa as chances de lucro.

Se este post foi útil para você, deixe um comentário e compartilhe conosco e com outros leitores as suas experiências.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário